FUNÇÃO da Tromba

TROMBA DO ELEFANTE
    
   Quem pensava que a tromba não tinha utilidade ou que somente servia para respirar, enganou-se.  A proboscídea, ou TROMBA, é uma fusão de nariz e lábio superior, alongado e especializado para se tornar o apêndice mais importante e versátil de um ELEFANTE. A ponta da tromba dos ELEFANTES-africanos está equipada de duas protuberâncias parecidas com dedos, enquanto os ELEFANTES asiáticos têm apenas uma destas. A TROMBA DO ELEFANTE possui, segundo os biologistas, cerca de quarenta mil músculos individuais, o que a faz sensível o suficiente para pegar numa única folha de relva, mas ao mesmo tempo forte o suficiente para arrancar os ramos de uma árvore. Algumas fontes indicam que o número correto de músculos na tromba de um ELEFANTE é mais perto de cem mil. embora não tenha ossos, ainda assim, é usada para várias funções: além da alimentação, eles usam a tromba para interagir com os outros animais, brincando, acariciando, e até simulando um aperto de mão.


   Quando levantam a tromba podem estar sinalizando algum aviso ou ameaça, quando a tromba está caída, esse pode ser um sinal de submissão. A tromba também serve como instrumento de defesa e para o ELEFANTE sentir o cheiro das coisas, para coletar alimentos, emitir sons, identificar cheiros, cavar, puxar coisas ou seres para perto de si, levantar peso,  e etc. Ela é forte o bastante para levantar galhos de árvores, mas é delicada o suficiente para pegar uma única folha de grama do chão. Enfim, é uma ferramenta muito útil. Mas, não é só isso, ela funciona como a “Mão do Elefante”. Já viram fazendo carinho com ela? Já viram batendo em alguém com ela? Atirando algo com ela? Já viram pegando algo com ela? Então, é isso aí, elas funcionam como mãos também. Enfim, é mais que um simples nariz, é um instrumento multiuso.



  
   A maior parte dos herbívoros (comedores de plantas, como o ELEFANTE) possuem dentes adaptados a cortar e arrancar plantas. Porém, à exceção dos muito jovens ou doentes, os ELEFANTES usam sempre a tromba para arrancar a comida e levá-la até à boca. Eles pastam relva ou dirigem-se as árvores para pegar as folhas, frutos ou ramos inteiros. Se a comida desejada se encontra alta demais, o ELEFANTE enrola a sua tromba no tronco ou ramo e sacode até a comida se soltar ou, às vezes, simplesmente derruba completamente a árvore.

                                                                  
   Estes animais usam seu nariz longo para tarefas diferentes.


  
   Por exemplo, para respirar, levantar objetos, ou beber água.  A TROMBA também é utilizada para beber. Aliás, eles são capazes de extrair 15 litros de água a partir de uma única tração.  ELEFANTES chupam água pela tromba e depois despejam-na para dentro da boca. Os filhotes no entanto, chupam pela boca porque ainda não sabem lidar com a TROMBA.


   ELEFANTES também inalam água para despejar sobre o corpo durante o banho. Sobre esta camada de água, o animal então despeja terra e lama, que servirá de protetor solar.
    
   E nadando? Quando nada, a TROMBA também pode servir de tubo de respiração.  A TROMBA funciona como periscópio para respirar.  



Este apêndice também é parte importante das interações sociais.





  
ELEFANTES conhecidos cumprimentam-se enrolando as TROMBAS, como se fosse um apertar de mãos. Ou também, brigam usando as trombas.





 Demonstrando força


 
Ou quem sabe, fazer um galanteio...

   Eles também a usam enquanto brincam, para acariciar durante a corte ou em interações entre mãe e filhos, carinho com irmãos, e para  demonstrações de força.

                                                   
                     
 Como demonstração de força - uma tromba levantada pode ser um sinal de aviso ou ameaça, enquanto uma tromba caída pode ser um sinal de submissão. 

                                                       


   ELEFANTES conseguem defender-se eficazmente batendo com a tromba em intrusos ou agarrando-os e atirando-os ao ar.


   A tromba serve também para dar ao ELEFANTE um sentido muito apurado de cheiro.



 
Com a sua TROMBA, podem distinguir a sua comida favorita

   
   Levantando a TROMBA no ar e movimentando-a para um lado e para o outro, como um periscópio, o ELEFANTE consegue determinar a localização de amigos, inimigos ou fontes de comida.


  
   Diversos estudos mostraram que os ELEFANTES têm um sentido de cheiro altamente desenvolvido.

   Uma investigação publicada na revista Geno Research concluiu que os ELEFANTES poderiam distinguir entre duas tribos do Quênia: os maasai, que tentaram caçá-los, e os kamba, que os deixaram calmos.



 Os maasai tentaram caçá-los.

   Os ELEFANTES estudados usaram pistas olfatórias para evitar os maasai.


E mais, evitaram perigo com suas TROMBAS. De acordo com outro estudo realizado após a guerra civil em Angola em 2002, os ELEFANTES usaram o seu olfato para evitar as minas deixadas pelo conflito.



           
   Nos primeiros anos após a guerra, o número de ELEFANTES mortos por minas era muito alto, mas caiu drasticamente quando os ELEFANTES começaram a distinguir o cheiro de explosivos e se afastarem do perigo.


E tem mais...

   Podem resolver qualquer desavença...


Ou simplesmente, dar comida para outro de sua própria boca...

     A descoberta mais recente é que os ELEFANTES também podem usar sua TROMBA para detectar e distinguir os tipos de alimentos de longa distância.
 

   Pesquisadores da Universidade de KwaZulu-Natal na África do Sul coletaram 11 tipos de plantas comumente  ingeridos por ELEFANTES AFRICANOS. Seis destas plantas são as favoritas destes animais, enquanto as outros cinco são menos apetitosas.

   Os investigadores esconderam a comida em sacos de lixo e induziram os ELEFANTES a escolher entre o saco com a sua comida favorita e o saco com plantas menos suculentas.

   Os ELEFANTES puderam reconhecer o saco com seu alimento favorito apesar do cheiro similar das plantas, mesmo quando os investigadores colocaram os sacos em dois pontos diferentes de um labirinto de 14 medidores do comprimento.

   É indiscutível que possuem alto grau de inteligência.

   Enfim, há muito ainda a se descobrir a respeito desses gigantes gentis.

















   E, faltou incluir aqui imagem de quando atacam a TROMBA do ELEFANTE, enquanto ele bebe água inocente. Então, aí vai.







 

   




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acasalamento dos Elefantes

BANHO de Elefantes

LINKS de TODAS as postagens