HABITAT dos Elefantes

HABITAT DOS ELEFANTES


Elefante Africano

O HABITAT dos ELEFANTES, é onde eles vivem.

   Estes, normalmente, vivem em SAVANAS e FLORESTAS e são encontrados, principalmente, em países do continente africano, sobretudo os ELEFANTES Africanos, tais como, no Quênia, em Uganda, na Tanzânia, Botswana, Zimbábue, Sudão do Sul,  República Centro-Africana, Namíbia e muitos outros países africanos, além de serem encontrados também, sobretudo os ELEFANTES Asiáticos, na Índia, Tailândia, Indochina e nas Ilhas da Indonésia.

   Normalmente vivem perto de lagos, lagoas, rios,... enfim, perto de onde haja água em abundância, pois estes consomem, cada um, cerca de 15 de litros por dia. Isso é, a manada inteira precisa de no mínimo beber cerca de 200 litros de água diariamente. Ou seja, precisam uma terra extensiva para sobreviver.

  São herbívoros, e portanto, precisam estar em seu habitat, para manterem sua saúde. Alimentando-se de uma dieta composta de cascas, gramíneas, as seivas e folhas de árvores, que são ricas em minerais, bem como arbustos, ervas e frutas, aliás pesquisou-se que os ELEFANTES comem cerca de 125 quilos de folhagens e plantas por dia. Para se alimentar, usam a tromba para pegar os alimentos. Muitas vezes, a fome é tanta que eles podem chegar a derrubar uma árvore. Pois é, precisam estar em locais apropriados.

   De acordo com a subespécie, pode ocorrer uma variação de habitats, como florestas, campos, savanas, regiões montanhosas e desertos. Na África, o habitat dos ELEFANTES são os territórios do Quênia, Tânzania e Uganda. Vivem em regiões de florestas e nas savanas.

Habitat do Elefante Asiático
(os que vivem livres)
DESTRUIÇÃO DE HABITAT
Elefantes Asiáticos atravessando ferrovia



Elefante asiático destruindo uma cancela

   Tanto os ELEFANTES africanos, como os asiáticos precisam de uma grande área para sobreviver. A perda de seu habitat - e antigas rotas migratórias - é o resultado da expansão de assentamentos humanos, o desenvolvimento das plantações e a construção de infra-estruturas como estradas, tanto na África quanto na Ásia, ferrovias, principalmente na Ásia, canais e dutos. E o pior é que os nativos do local entram em conflito com os ELEFANTES por competição por recursos. E acabam por maltratá-los, isso quando não os matam. E os ELEFANTES seguem  perdendo espaço. Isso sem falar que muitos são atropelados nas estradas que cortam antigas reservas das quais eles um dia foram os donos absolutos.  Enfim, algumas áreas são seguras, seu estado de conservação está aumentando, afinal tem muita gente trabalhando para isso, mas em outros lugares eles foram forçados a viver em grupos menores e isolados. Ou seja, estão cada vez mais restringidos.

Elefantes africano atravessando estrada
Elefantes Asiáticos atravessando ferrovia

   Moral da história, percebe-se que esses gigantes estão ficando agressivos, pois que não podem mais andar por aí, como outrora faziam. Quando não tem que desviar de carros, são enxotados como mosca, ou ainda, levam choques nas cercas elétricas que o homem trata de instalar, para delimitar os espaços por onde antes andavam livremente.


Enfim, vamos torcer para eles não perderem
 o que ainda sobrou de reserva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acasalamento dos Elefantes

BANHO de Elefantes

LINKS de TODAS as postagens