ORELHAS de Elefantes

ORELHA DO ELEFANTE
Notem as veias na orelha do ELEFANTE
  
   Quem nunca se divertiu com os ORELHÕES dos ELEFANTES AFRICANOS? Aquelas ORELHAS de abano enormes que se mexem para lá e para cá.


   Pois é, minha gente, saibam que os ELEFANTES-AFRICANOS são maiores que as variedades ASIÁTICAS e têm ORELHAS mais desenvolvidas, uma adaptação que permite liberar calor em condições de altas temperaturas. Afinal eles vivem no continente africano, onde as temperaturas são muito altas. Mas, por falar em diferenças, outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nas fêmeas dos elefantes asiáticos. Aliás, sorte deles, pois não são mortos por isso, como sabemos acontece com os ELEFANTES africanos.


    As ORELHAS de um ELEFANTE são feitas de material muito fino esticado sobre cartilagem e uma vasta rede de vasos sanguíneos. Nos dias quentes, os ELEFANTES agitam constantemente as orelhas, criando uma brisa suave. Esta brisa arrefece os vasos sanguíneos à superfície, e o sangue mais fresco circula então pelo resto do corpo do animal. O sangue que entra nas ORELHAS do animal pode ser arrefecido até cerca de 6 graus Celsius antes de retornar ao resto do corpo.

   As diferenças entre as orelhas dos ELEFANTES africanos e asiáticos pode ser explicada, em parte, pela sua distribuição geográfica. Os ELEFANTES africanos estão mais próximos do equador, onde o clima é mais quente. Por isso, têm orelhas maiores. Os asiáticos vivem mais para norte, em climas mais frescos, e portanto, têm orelhas menores.

   Bom, já sabemos que as grandes ORELHAS do ELEFANTE são também importantes para a regulação da temperatura. Mas, não é só isso.

   As ORELHAS também são usadas para intimidação e pelos machos durante a corte.

   Se um ELEFANTE quer intimidar um rival ou predador, estende as orelhas para parecer maior e mais imponente. Durante a época da procriação, os machos emitem um odor de uma glândula situada entre os olhos. Joyce Poole, um conhecido investigador sobre os ELEFANTES, propôs a teoria que os machos abanam as orelhas para espalhar este “perfume elefantino” até grandes distâncias.

   E não pára por aí. Acredita-se que os ELEFANTES sacodem suas orelhas para intimidar qualquer um que se aproxime. Enquanto estiverem fazendo isso, não estão com intenção de atacar. Perigo é o ELEFANTE quieto, olhando fixamente.

   Enfim, talvez seja por isso que inventaram o desenho animado do Elefante DUMBO, com um orelhão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acasalamento dos Elefantes

BANHO de Elefantes

Minha Mensagem de Boas Vindas