Sobre Elefantes

SOBRE ELEFANTES
          
          ELEFANTE é o termo genérico e popular pelo qual são denominados os membros da família Elephantidae, um grupo de mamíferos proboscídeos elefantídeos, de grande porte.

         Além de seu tamanho grande, os ELEFANTES são seres dóceis, e ao menos que se sintam ameaçados jamais atacará, mesmo os selvagens.  Aliás, já notaram que quando se sentem ameaçados, “dão para trás”, observe. O ELEFANTE é um dos maiores mamíferos do mundo e, na esfera terrestre, certamente toma o primeiro lugar. Podem levantar até 10.000 kg. E curioso também é que, assim como os humanos, os ELEFANTES podem ser destros ou canhotos

          Imponente, por ser o maior mamífero terrestre, dividem-se em duas espécies, africana (Nome científico: Loxodonta Africano – família de 2 subespécie) e asiática (Nome científico: Elephas maximus - família de 4 subespécie), sendo de uma espécie descendente de MAMUTES (Mammuthus) e MASTODONTES, hoje em dia extintos: o “colosso da era glacial”.

          Este animal pertence ao grupo de Pachyderms (Paquiderme), que incluem todos aqueles mamíferos que têm traços comuns, tais como a alimentação, a pele grossa e dura, o grande tamanho, medindo até cerca de 4 metros de altura e 7 metros de comprimento e seu peso apesar de ser comum pesarem de 5 a 8 toneladas, podem alcançar 12 toneladas. Portanto, o rinoceronte, o javali e o hipopótamo também estão incluídos neste grupo.

          Os ELEFANTES têm, geralmente, cor acinzentada, embora os africanos pareçam freqüentemente acastanhados ou avermelhados por se rolarem na lama ou em solo dessa cor.

          O ELEFANTE possui outras características físicas muito impressionantes. Por exemplo, quando um filhote nasce, ele geralmente pesa cerca de 100 kg.

          Eles possuem uma pobre visão noturna. E também possuem cílios longos.

             Também o ELEFANTE é um dos animais de vida mais longa do planeta. Pode alcançar 70 anos de idade e tem-se o exemplo de um espécime no cativeiro que morreu aos 86 anos.

     E dormem em pé ou deitados de lado. Eles passam entre três e seis horas do dia dormindo.

   ELEFANTES têm durante a sua vida entre 24 e 28 dentes, mas, a cada mastigação, só os quatro da frente são utilizados. Quando eles vão ficando gastos, eles são substituídos pelos de trás, mais fortes. Essa troca acontece umas 6 vezes na vida do animal. Quando todos os dentes estão gastos, ELEFANTES solitários, em geral, morrem de fome. Aqueles que estão em grupo são ajudados por outros membros do bando, que mastigam a comida e colocam na sua boca.

   Outras características extremamente interessantes do ELEFANTE são as seguintes:

 Velocidade:  + ou - 40 km/h.
   Idade reprodutiva: a partir de 12 até 50 anos.
   Período de gestação (mais longa): cerca de 22 meses.
   Longevidade: Duram até cerca de 80 anos.
   Dieta: São herbívoros.
   PREDADOR: O Homem, infelizmente.

          Sua TROMBA carece de ossos e é usada para coletar alimentos, emitir sons, identificar cheiros e mais inúmeras utilidades. Esta é uma ferramenta muito útil. E tem cerca de 100 mil músculos diferentes. Por outro lado, suas orelhas não só servem para detectar os sons do ambiente, mas também para regular a sua temperatura corporal.

     Sua pele é tão sensível que usam areia e lama como “protetor solar” para aliviar o calor provocado pelo Sol.

     Seus cornos de Marfim podem pesar até 100 Kg e medir até 3 metros.

     Pertence ao grupo de animais selvagens chamado de big five, correspondente aos 5 animais mais difíceis de serem caçados: leão, leopardo, ELEFANTE, búfalo e rinoceronte.

     Inteligente, dedicado à família, emocional e com uma memória extraordinária, o ELEFANTE é um animal dotado das boas características do homem, mas que recebe os piores comportamentos por parte deste, ditos seres humanos, porém, que tem atitudes selvagens.



                                                                              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acasalamento dos Elefantes

BANHO de Elefantes

LINKS de TODAS as postagens