Dia Comemorativo dos ELEFANTES

DIA MUNDIAL DO ELEFANTE – 12 DE AGOSTO
(WORLD ELEPHANT DAY)

   Principalmente para aumentar a CONSCIENTIZAÇÃO, tendo em vista a preservação dos ELEFANTES de todo o mundo, foi determinado que 12 DE AGOSTO é o Dia Mundial do ELEFANTE, que é o Símbolo nacional da Tailândia.

   O Dia Mundial do Elefante (World Elephant Day) foi instituído pela realizadora canadiana Patricia Sims e pela Elephant Reintroduction Foundation da Tailândia. Atualmente a data é apoiada por cerca de 70 fundações de vida selvagem no mundo. Incluindo a todos nós que estamos prontos para fazer tudo que for possível para proteger esse grandão.

Site oficial da Data de Comemoração do Dia Mundial do Elefante

   Infelizmente, a perda e a fragmentação do habitat e os caçadores, que procuram o MARFIM para vender no mercado negro, são ameaças constantes aos maiores mamíferos terrestres do planeta. As estimativas, segundo o WWF, indicam que a população de ELEFANTES-AFRICANOS está entre 490.000 e 690.000 e a do ELEFANTE-ASIÁTICO (Elephas maximus) gira em torno de 25.600 e 32.750. Nada mais justo do que um dia para lembrar da importância desses gigantes para o planeta.


   Esta data foi criada em 2012, com objetivo de proteger todas as espécies de ELEFANTES e obter apoio para a conservação dos maiores mamíferos terrestres do planeta.


   A data foi instituída com o objetivo de chamar a atenção para as ameaças que sofrem os ELEFANTES na Ásia e na África. Segundo dados oficiais, mais de 36 mil elefantes são mortos a cada ano para retirada de suas presas que são enviadas ao oriente, onde são transformadas em objetos de marfim. Além disso, centenas de filhotes são seqüestrados e submetidos a um cruel adestramento visando abastecer a indústria de entretenimento – circos, zoológicos e turismo.

   A cada quinze minutos morre um ELEFANTE na África, envenenado ou baleado pelo seu MARFIM e pela sua carne. Na China o MARFIM vale mais do que o ouro. Se nenhuma ação for tomada, prevê-se que o ELEFANTE esteja extinto por 2025. Mas, sejamos otimistas, o mundo todo já está tomando consciência disso, tanto que o presidente dos EUA juntamente ao presidente da China já assinaram um documento proibindo o MARFIM. Temos é que comemorar. Mas a luta continua.




ATIVIDADES QUE SE RECOMENDA NESSA DATA:

·           Aderir a qualquer doação para a proteção dos ELEFANTES
(site oficial da data; WWF; Santuário de Elefantes do Brasil; WildLife; e outra qualquer)
·           Assistir ao premiado documentário “Return to the Forest”;
·           Vestir de algo cinzento ou roupa com desenhos de ELEFANTES;
·           Desenhar um ELEFANTE e colocar o desenho online (20 mil desenhos equivalem a 150 mil dólares na ajuda aos ELEFANTES);
·           Fazer donativos a entidades de proteção de ELEFANTES;
·           Visitar o jardim zoológico;
·           Divulgar a data nas redes sociais e promover a proteção dos ELEFANTES.


E EXISTEM OUTRAS DATAS COMEMORATIVAS
PARA ELEFANTES:


03 DE MARÇO Dia Internacional da Vida Selvagem (Criado pela ONU)

Números do Dia Internacional da Vida Selvagem

Neste dia tenta relembrar o contributo das plantas e dos animais selvagens para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar em geral da humanidade, além dos perigos diários que a vida selvagem corre em diversas frentes. Ainda segundo os dados da ONU temos:

  • 20.000 a 25.000 ELEFANTES mortos anualmente na África
  • 100.000 ELEFANTES africanos mortos de 2010 e 2012
  • 1.215 rinocerontes mortos em 2014 na África do Sul
  • 220 número de chimpanzés mortos em 2014
  • 1 milhão de pangolins retirados do seu habitat em dez anos
Dia Mundial da vida selvagem
 

 



04 DE DEZEMBRO  - Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem ou  Wildlife Conservation Day   (Criado por WWF)


   Esta data foi criada em 2012 nos Estados Unidos tendo em vista sensibilizar e envolver os cidadãos na conservação de todo o tipo de vida selvagem.

   Diariamente são aniquilados milhares de animais pela sua pele, carne ou partes específicas do corpo, para além dos guardas-florestais que perdem a vida a tentar travar estes crimes. Tigres, rinocerontes e ELEFANTES são alguns dos animais mais atacados. Apesar da crise atacar em especial os países africanos e asiáticos, tratam-se de crimes mundiais, que exigem o envolvimento de pessoas de todo o mundo.

   Neste dia realizam-se conferências para discutir o estado da vida selvagem e o seu futuro, assim como campanhas de sensibilização, manifestações e exibição de documentários.

   Para celebrar o Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem pode juntar-se à luta online no site oficial do WILDLIFE CONSERVATION DAY, partilhar a data nas redes sociais, ou fazer um donativo à World Wildlife Fund (WWF).


Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem
Wildlife Conservation Day
http://www.worldwildlife.org/stories/wildlife-conservation-day



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acasalamento dos Elefantes

BANHO de Elefantes

Minha Mensagem de Boas Vindas