As ESPÉCIES e Elefantes pelo mundo

ESPÉCIES E OS ELEFANTES PELO MUNDO

   Já vimos que existem duas espécies de ELEFANTES, com suas subespécies. Sendo 2 subespécies (O ELEFANTE DA SAVANA e o ELEFANTE DA FLORESTA ou Elefante Selvagem) para os Elefantes AFRICANOS e 4 subespécies (O ELEFANTE PIGMY DE BORNÉU, o ELEFANTE SRI LANKA, o ELEFANTE SUMATRAN e o ELEFANTE INDIAN) para os Elefantes ASIÁTICOS.

   Agora, vamos estabelecer as diferenças entre eles, que são notáveis e bem significativas. Como as orelhas, a quantidade de dedos nas patas, e etc. Como veremos a seguir.

ELEFANTE AFRICANO

Características principais:

Nome científico: Loxodonta Africano

   Com grandes orelhas em forma de leque, e um chifre longo. O ELEFANTE AFRICANO tem 3 dedos nas patas traseiras e 5 dedos nas patas dianteiras.

   Todos os ELEFANTES AFRICANOS, incluindo fêmeas, têm presas. Usam mais uma do que a outra, assim uma delas costumam ter maior desgaste.

   HABITAT: Ele precisa de grandes extensões para viver em abundância, de alimentos e água. Como resultado, esses grandes mamíferos impõem grandes demandas sobre o meio ambiente e, muitas vezes, conflitam com pessoas em competição por recursos naturais. De densas florestas até os desertos mais secos, de montanhas elevadas até as areias das praias.

   O ELEFANTE AFRICANO vive em áreas do CONGO e na costa leste do continente africano, perto de áreas de pastagem e grandes massas florestais. É encontrado em 37 países diferentes na África. 

   Sabemos que há duas subespécies: o ELEFANTE DO SAVANA e o ELEFANTE DA FLORESTA, conhecido também como o ELEFANTE DA SELVA. Os Elefantes da Savana são maiores e suas presas se curvam para cima. Os Elefantes da Selva são menores e mais escuros e os caninos são mais reto e apontam para baixo.

   Estima-se que haja uma população de 415.000 ELEFANTES AFRICANOS na África.

   Estima-se que entre 25% e 33% da população total de ELEFANTES AFRICANOS são ELEFANTES FLORESTAIS (ELEFANTES DA SELVA).

NÍVEL DE AMEAÇA: VULNERÁVEL.
De acordo com dados da “lista vermelha da ameaça”, desenvolvido pelo International Conservation expert - IUCN (União Internacional da conservação da natureza) que nos permite saber o status da ameaça das espécies dos animais e das plantas no mundo.

Obs.: O MARFIM de suas presas transformou o ELEFANTE AFRICANO em um “tesouro” para os traficantes de vida selvagem.

    É o mamífero com o período o mais longo da gestação: 22 meses, ou seja, um ano e dez meses em média.

    São encontrados em grupos liderados por uma matriarca, isso é são dirigidos por uma matriarca, a fêmea mais experiente da manada, eles são organizados em estruturas sociais complexas de fêmeas e filhotes, enquanto os elefantes masculinos tendem a viver isolados. Machos podem ser encontrados sozinhos ou em pequenos grupos de solteiros.

    Um único ELEFANTE nasce de uma fêmea. Também pode ser cuidado por outras fêmeas do grupo.   

ELEFANTE ASIÁTICO

Principais características:

Nome científico: Elephas maximus
   
   O ELEFANTE ASIÁTICO é menor que o ELEFANTE AFRICANO e com orelhas retas na parte inferior.

   Seu peso é de cerca de 5-6 toneladas. E mede entre 2 e 3 metros de altura por 6 de comprimento.

   Apenas alguns elefantes asiáticos machos têm presas.

   Tem 4 dedos nas patas traseiras e 5 dedos nas patas dianteiras.

   Mais do que um símbolo na Índia, uma necessidade para o bom estado das florestas.

   Elefantes um símbolo cultural na Ásia.  No hinduísmo, a divindade poderosa homenageada antes de todos os rituais é a cabeça do Elefante Ganesha.

    Os ELEFANTES ASIÁTICOS são extremamente sociáveis, formando grupos de 6 a 7 fêmeas lideradas por uma matriarca (a mais velha). Como os ELEFANTES AFRICANOS, esses grupos ocasionalmente se juntam a outros para formar rebanhos, embora essas associações tendem a ser transitórios.

    Seu dia a dia consiste em comer. Eles gastam mais de dois terços do dia de alimentação. Seu cardápio: ervas, casca de árvore, raízes, folhas e pequenas hastes. Culturas como bananas, arroz e cana-de-açúcar são seus favoritos.

HABITAT: Vive em áreas de floresta exuberantes como o HIMALAIA ORIENTAL e o grande MEKONG.

Sua população tem metade dos últimos 30 anos. Atualmente, estima-se que existam 40000-50000 espécimes que vivem em um estado selvagem.

   Sabe-se que possui quatro subespécies a família do ELEFANTE ASIÁTICO: o Pigmy de Bornéu, o Sri Lanka, o Sumatran e o Indian.


NÍVEL DE AMEAÇA: EM PERIGO.
De acordo com a “lista vermelha da ameaça”, desenvolvida pela IUCN (União Internacional de conservação da natureza), nos permite conhecer o status da ameaça das espécies de animais e plantas no mundo.   



Os ELEFANTES ASIÁTICOS estão sempre perto da água porque precisam beber água pelo menos uma vez por dia. E normalmente se molham para refrescar sua pele.


Pois é, e sabendo que existem dois tipos de ELEFANTES, se visse as fotos dele, saberia distingui-los?




VAMOS COMPARA-LOS


A primeira diferença está na altura dos ELEFANTES.
Notem que o AFRICANO, é mais alto.



A segunda é que o AFRICANO tem uma depressão nas costas,
enquanto o ASIÁTICO tem uma corcova.


A terceira é que a tromba do ELEFANTE AFRICANO tem dois canais, enquanto a do ELEFANTE ASIÁTICO tem um canal.


   A quarta diferença é que em relação as patas, o ELEFANTE AFRICANO possui 3 dedos nas patas traseiras e 5 dedos nas patas dianteiras. Enquanto o ELEFANTE ASIÁTICO, tem 4 dedos nas patas traseiras e 5 dedos nas patas dianteiras.



   E a quinta diferença é que os AFRICANOS têm as orelhas grandes e de abano, enquanto as orelhas do ELEFANTE ASIÁTICO não chegam aos ombros.

E agora, conseguem distingui-los?








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acasalamento dos Elefantes

BANHO de Elefantes

LINKS de TODAS as postagens